segunda-feira, 27 de junho de 2011

ENC: [ TUTORIAL ] Sistemas Instrumentados de Segurança - Parte 1

 

 

Bookmark and Share

 

TT400 SIS - Transmissor Temperatura para Sistemas Instrumentados de Segurança

[ Tutorial SIS ] - Parte 1

O que é SIS?

Tudo que fazemos envolve riscos. Estes riscos envolvem consequências das mais brandas (e até imperceptíveis) às mais graves, quando, muitas vezes, a vida de pessoas está em questão.

Em uma planta industrial não é diferente. E as consequências não envolvem somente danos físicos aos funcionários, mas à propriedade, ao meio ambiente, e danos financeiros.

O que fazer, então, para diminuir esses riscos? É possível anulá-los?

Sim e não, respectivamente. Risco é, de acordo com a norma IEC 61508, o produto entre a frequência com que situações perigosas acontecem e consequência que elas trazem.

Frequência e Consequência. Ambos podem, de acordo com critérios adotados, ser mensurados, para que se obtenha o risco envolvido com um determinado processo.

Assim, imagine a dificuldade que seria reduzir frequência e/ou consequência a zero. Missão quase impossível e impraticável.

Na prática, eles sempre existirão. A questão é: até que ponto desejo reduzir meu risco, qual o nível aceitável das consequências que ele pode trazer? Mais ainda: quanto vou gastar com isso, quanto vai demorar para essa redução ser implementada? E talvez a pergunta mais importante: o sistema que estou implementando é capaz de entrar em ação quando a situação perigosa acontecer, em breves palavras, ele estará sempre disponível?

Esses tipos de decisões caberão ao investidor, o dono do projeto. Especialistas em segurança podem utilizar uma série de técnicas (quantitativas, qualitativas, semi-quantitativas, matriz de risco, etc.) para que se chegue a um nível desejável de segurança.

Portanto, os SIS são sistemas onde se consegue trabalhar em níveis de segurança pré-estabelecidos e, se a situação perigosa ocorrer, permitir que tudo pare dentro de limites seguros.

Para garantir isso, existem funções instrumentadas de segurança, as chamadas SIFs. É o que veremos na segunda parte.

TT400 SIS | Transmissor Temperatura para Sistemas Instrumentados de Segurança

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger